sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A água e esgoto

A ÁGUA E O ESGOTO

“A água é o sangue da terra. Insubstituível.
Nada é mais suave e, no entanto, nada a ela resiste.
Quando a água é pura, o coração é forte.
Quando a água é suficiente, o coração do povo é tranqüilo."


(Antigo filósofo chinês)


A água é a substância mais importante e mais conhecida pelas pessoas, apesar de nós não conseguirmos, em muitos momentos, dar seu verdadeiro valor para a nossa própria sobrevivência. Ela é encontrada sob a forma de oceanos, lagos, rios, etc. e, apesar de a maioria do globo terrestre ser composta de água, somente uma pequena quantidade pode ser usada e bebida pelos homens. É extraída de lagos, rios e lençóis, podendo ser captada diretamente pelas pessoas ou, nas cidades, ser abastecida por empresas que fazem o tratamento prévio da água.

Água da Rede Pública


Quando a água que abastece sua casa é de rede geral, ou seja, que vem canalizada e tratada por uma companhia de abastecimento, como por exemplo, a CEDAE - Companhia Estadual de Água e Esgoto, você não precisa usar nenhum produto para utilizá-la, porém recomenda-se filtrá-la tanto para o preparo de alimentos, como para bebê-la.

Quando a água estiver com aparência, cheiro ou sabor alterado, evite usá-la para beber e preparar alimentos; e entre em contato com a companhia que abastece a sua comunidade, informando as alterações observadas.

Lembre-se de que a água tratada que vem da companhia fica armazenada em caixas de água, cisternas ou galões de plástico, que devem ser limpos de 6 em 6 meses, uma vez que a água aos poucos perde o cloro, devido aos materiais que se depositam no fundo dos reservatórios (lodo), favorecendo a contaminação da água.

Água obtida de outras fontes: como tratar para consumir


Quando a água que abastece a sua casa for de poços, fontes, minas, cacimbas, rios e açudes, você deve filtrá-la e tratá-la com uma solução de hipoclorito de sódio 2,5%, que é equivalente à água sanitária.


Como fazer a filtração de água turva ou barrenta






1ª etapa para remover partículas grandes: Use como filtro uma toalha limpa apoiando-a em uma vasilha limpa



2ª etapa: Recolha a água da primeira filtração e coloque em um filtro de barro que possua vela, ou então use um filtro de coar café com o suporte e recolha a água em um vasilhame limpo.




3ª etapa: Faça o tratamento da água conforme tabela a seguir:



A cloração é um dos tratamentos mais eficientes para tratar a água e impedir a proliferação das principais doenças infecciosas. Porém, determinados micro-organismos (amebas e giárdias que causam diarréias), que são muito comuns em nosso meio, resistem ao cloro, por isso é necessário filtrar a água de beber e lavar alimentos. Veja o quadro abaixo:


HIPOCLORITO DE SÓDIO 2,5%



Volume da água


Dosagem

Medida Prática

Tempo de Contato

1000 LITROS 100 ml 2 copinhos de café descartáveis 30 minutos
200 LITROS 15 ml 1 colher de sopa 30 minutos
20 LITROS 2 ml 1 colher de chá 30 minutos
1 LITRO 00,5 ml 2 gotas 30 minutos


Depois disso, a água está em condições de ser utilizada pela população para beber e cozinhar, lavar frutas e verduras, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário