sábado, 6 de fevereiro de 2010

AIDS

AIDS


As DST provocam feridas nos órgãos sexuais (pênis ou vagina). Assim, elas facilitam que uma outra doença, também sexualmente transmissível, entre no seu corpo - a AIDS. O vírus que provoca a AIDS se chama HIV. Ele destrói as defesas naturais do organismo, enfraquece a pessoa e ela pega outras doenças (como a pneumonia, tuberculose, etc.). Só o médico, através de exame de sangue, pode dizer se a pessoa está ou não contaminada pelo HIV. A AIDS ainda não tem cura. Por isso, a única maneira de ficar livre dela é se prevenindo. Nos últimos anos, o número de casos de Aids tem crescido entre homens e mulheres heterosexuais, nos municípios do interior do estado e entre pessoas com menor escolaridade, demonstrando que a doença não está mais limitada a certos grupos e que, assim, TODOS DEVEM SE PROTEGER. Se você tem algum sintoma de DST, procure um médico. As pessoas com DST têm até 18 vezes mais chances de pegar AIDS! Use sempre camisinha! Ela protege você da DST e da AIDS.


AIDS, assim pega











Relação Sexual - todas as formas de transar que têm penetração (seja na vagina, no ânus ou na boca) podem passar o vírus da AIDS. TEM QUE USAR CAMISINHA!
Transfusão de Sangue - exija sangue com certificado de teste de AIDS, se você precisar de uma transfusão.
Seringas e Agulhas - Usar as mesmas seringas e agulhas (injeção). Se o sangue de uma pessoa contaminada fica na agulha ou dentro da seringa, o vírus passa para quem usar. PREFIRA SERINGAS DESCARTÁVEIS!
Gravidez e Amamentação - a mulher contaminada pelo HIV passa o vírus para o feto na gravidez, no parto ou durante a amamentação. FAÇA O EXAME DE SANGUE E CONTROLE PRÉ-NATAL DESDE O COMEÇO DA GRAVIDEZ. Hoje existem remédios que podem diminuir o risco de a mãe passar o vírus HIV para o seu bebê.



AIDS, assim não pega










Ficar no mesmo ambiente, apertar a mão, trabalhar ao lado de alguém portador do HIV.
Beijar, dar carinho e atenção aos portadores do HIV.
Picada de insetos.
Saliva, lágrima, suor.
Espirro.
Banheiro, vaso sanitário, sauna e piscina.
Copos e talheres.


Usando sempre camisinha, a gente fica livre das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da AIDS. Mas, preste atenção: tem que colocar e tirar do jeito certo. Não pode usar vaselina nem cremes gordurosos porque estraga a camisinha e, depois de usada, tem que jogar no lixo.


A Camisinha

SAIBA COMO USAR DO JEITO CERTO






ATENÇÃO!!






A cada relação sexual, use sempre uma camisinha nova.
Só use lubrificante à base de água, porque eles não danificam a camisinha.
A camisinha também evita que a mulher engravide.



Saiba de uma coisa:

No pré-natal é oferecido, gratuitamente, o teste de AIDS. Proteja a saúde do bebê que vai nascer. Faça o teste!

Se você usa droga injetável (toma “pico”) e ainda por cima não usa material descartável, tem muito mais chances de se contaminar com o vírus da AIDS. Quem se “pica” e não usa material descartável sempre tem mais chances de pegar AIDS. Não corra o risco de passar o vírus.

Se você usa drogas injetáveis, não troque seringas com outras pessoas. O sangue que fica na agulha e na seringa, ainda que seja só um pouquinho, pode conter o vírus da AIDS. A AIDS tem crescido muito entre as pessoas que “se picam”. No momento da diversão, fica difícil alguém se preocupar com a contaminação. Caso você não consiga se livrar das drogas injetáveis, use seringas descartáveis ou desinfete suas seringas de uso permanente, cuidando para não trocar com outras pessoas.

Não divida com os outros as vasilhas onde você limpa a sua seringa. Se você tem seringa de vidro e agulha de aço, é melhor ferver tudo por 10 minutos após o uso.



O tratamento

Se você descobriu que está com o HIV, é muito importante se tratar. Tem gente que vive com o vírus há mais de 10 anos, sem apresentar os sintomas da AIDS. Mas, preste atenção: mesmo sem sintomas, você transmite a doença. Só o exame de sangue da pessoa pode dizer se ela está ou não contaminada e, ainda assim, cuidado, há um período inicial, chamado janela imunológica, em que a pessoa pode estar contaminada sem que apareça no exame.

Sabendo como se prevenir, você não pega DST nem AIDS. Use sempre camisinha. Veja no quadro anterior a maneira certa de usar camisinha, para que ela realmente proteja você. Mas se você souber que está com o vírus HIV, não se desespere. A AIDS ainda não tem cura, mas tem tratamento. Os Postos de Saúde distribuem os remédios gratuitamente. Lembre-se que é importante contar com o apoio das pessoas com quem você tem ou tenha tido relações sexuais para que elas façam o teste e possam se cuidar. Procure grupos de apoio - o isolamento, em geral, não ajuda ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário