sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O teste do pezinho

O Teste do Pezinho


O Teste do Pezinho serve para identificarmos algumas doenças, como: o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e as hemoglobinopatias (traço e doença falciforme - veja neste Guia o capítulo “Doença Falciforme”).































































Por que fazer o Teste?
Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

Quem deve fazer o Teste?
Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

Como é feito o tratamento?
O hipotireoidismo congênito é tratado com pequenas doses de hormônio tiroidiano. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial (inclusive o leite).

O que é traço falcêmico?
É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem seus filhos podem nascer com doença falciforme. Tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do Teste do Pezinho.

O que é doença falciforme?
É uma doença hereditária que provoca dificuldades na circulação do sangue. A doença falciforme causa crises de dor aguda, infecções graves, icterícia (cor amarela no branco dos olhos) e cansaço.

Onde se pode fazer o Teste do Pezinho?
Diversas Maternidades já fazem o Teste automaticamente, antes da alta hospitalar, após o parto. Procure saber se isto é feito na Maternidade onde nasceu o seu filho.
Caso o Teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Postos de Saúde do seu município ou o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia - IEDE, que fica na rua Moncorvo Filho, 90 – Rio de Janeiro. Lá existe um posto de coleta que funciona às segundas e sextas-feiras, das 7:00 às 10:00 horas, e conta com profissionais especialmente treinados. O telefone do IEDE é (0xx21) 2221-7577 ramais 1181 e 1182 .

Onde o bebê com doença falciforme pode ser tratado?
Depois de confirmado o diagnóstico, pelo IEDE, o bebê deve ser encaminhado ao Hemocentro do Rio de Janeiro - HEMORIO (Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro – Telefone (0xx21) 2242-6080 ramal 2253). O HEMORIO é uma instituição estadual pública, que trata de todas as doenças do sangue. Lá você encontrará especialista apto a fazer o tratamento.

Quanto custa fazer o Teste?
Nada. As Unidades da Saúde não podem cobrar nenhum serviço, pois eles já são financiados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia também é um órgão público e não cobra nada pela realização do Teste.

E se você não quiser que seu filho faça o Teste?
Hoje em dia, o Teste é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório, se não tiver feito o Teste do Pezinho anteriormente.

O tratamento é caro?
No caso do hipotireoidismo congênito, o tratamento é simples e barato, mas requer o acompanhamento de um médico especialista. Já o tratamento da fenilcetonúria requer o uso de leite e alimentos especiais que são, muitas vezes, importados.

O que acontece se a criança não fizer o tratamento?
Se o seu filho for portador de algumas dessas doenças e não for tratado convenientemente, certamente desenvolverá retardo mental e de nada adiantará iniciar o tratamento depois que isso acontecer.


O Cartão da Criança


Na maternidade ou quando a criança vai pela primeira vez ao Posto de Saúde, é entregue às mães o Cartão da Criança. Guarde-o com bastante cuidado, porque ele é muito importante para o controle da saúde do seu filho.

No Cartão da Criança, você pode acompanhar o desenvolvimento e o crescimento do seu filho já que nele ficam registrados o peso, as doenças, as vacinas que ele já tomou e aquelas que ainda precisa tomar.

Então, todas as vezes que seu filho for ao Posto, leve junto o Cartão da Criança.

Toda gestante, desde o início da gravidez, deve procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário