sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sangue de Qualidade: um direito de todos e um gesto de solidariedade.

SANGUE DE QUALIDADE: um direito de todos e um gesto de
solidariedade

Ninguém pode ter a certeza de que jamais irá precisar de uma transfusão de sangue, em algum momento de sua vida. O sangue, seus componentes e derivados (concentrado de hemácias, plasma, plaquetas, concentrados de fatores da coagulação, etc.), quando receitados pelo médico, podem representar, muitas vezes, a diferença entre a vida e a morte.

Por isso, é fundamental que este sangue e seus componentes ofertados para a população sejam de qualidade. Assim, é muito importante você procurar saber a origem do sangue, caso algum parente ou amigo precise receber transfusões de sangue.

No Estado do Rio de Janeiro, o HEMORIO - Instituto Estadual de Hematologia, da Secretaria de Estado de Saúde - vem se dedicando a coordenar e a garantir a qualidade, segurança e eficiência em todos os procedimentos relacionados com sangue.

Tão importante quanto a qualidade do sangue é garantir que ele não falte, sempre que necessário. Você pode ser um doador. Através do Disque-Sangue (0XX21)2240-2494, o HEMORIO esclarece dúvidas relacionadas à doação de sangue e fornece informações sobre condições básicas, horário e locais de atendimento para todo o Estado do Rio de Janeiro.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
1. Levar documento de identidade
2. Estar bem de saúde
3. Ter entre 18 e 60 anos
4. Pesar mais de 50 Kg
5. Não estar em jejum
6. Não ser usuário de drogas
7. Não estar grávida e nem amamentando
8. Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para AIDS

Os locais de coleta de sangue no Estado – Hemorrede Pública do Estado do Rio de Janeiro – estão listados no capítulo “Telefones e Endereços Úteis ao Cidadão”, no final deste Guia SUS.



DOAR SANGUE É UM GESTO DE AMOR E CARINHO PARA COM O PRÓXIMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário