sábado, 6 de fevereiro de 2010

Fiscalização dos serviços de saúde.

Fiscalização dos Serviços de Saúde


Pergunte sempre: Quem é o responsável técnico pelo serviço. Se o estabelecimento é licenciado pela Vigilância Sanitária. A publicidade enganosa é crime!

Hospitais e clínicas médicas e odontológicas


OBSERVE:

1.


2.

3.


4.
5.
6.

7.

8.
As condições de higiene do ambiente: pisos, tetos e paredes devem estar sem rachaduras e infiltrações; sem acúmulo de sujeita e materiais utilizados; as lixeiras devem ser de pedal, estar sempre tampadas, com sacos plásticos;
As condições de limpeza e o estado de conservação do material utilizado, especialmente aqueles que entram em contato direto com o paciente;
A organização do ambiente: os materiais devem estar organizados em armários, carrinhos, bancadas limpas, sem acúmulo de materiais, prontuários e papeletas guardados. As roupas sujas devem estar em depósitos fechados;
A utilização de material descartável – agulhas, seringas, etc.;
A utilização de luvas para curativos e outros procedimentos;
A utilização de aventais, sapatilhas, toucas e máscaras nos ambientes de circulação restrita (centros cirúrgicos, salas de parto, CTI, UTI);
O aspecto dos trabalhadores, com uniformes limpos, sem adereços, mãos e unhas limpas;
Se o trabalho do pessoal de enfermagem é supervisionado por uma enfermeira formada.


PROCURE SABER:







se o serviço conta com apoio de laboratório de análises clínicas;
se o serviço possui sangue disponível para os casos de necessidade;
se o material médico-cirúrgico é esterilizado no próprio serviço;
se existe uma equipe de plantão;
se existe ambulância disponível para transferência de paciente;
se a alimentação é preparada no próprio serviço sob orientação de nutricionista;
se existe uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.


Consultório médico

OBSERVE:

1.



2.
3.
4.

5.


6.
O preenchimento de sua receita: se está legível, contém seu nome, se o medicamento prescrito é de uso interno ou externo, se contém a quantidade a ser comprada e a forma como deve ser utilizado; com data, carimbo com nº do registro profissional (CRM) legível e assinatura;
A limpeza do ambiente e das roupas utilizadas: aventais, lençóis, etc.;
Se o médico lava as mãos antes de examiná-lo;
Se existe um prontuário (ou ficha médica) organizado, no qual sua consulta e seus dados são anotados;
Se existem medicamentos ou fórmulas sendo vendidas ou fornecidas aos pacientes (é proibida a venda/fornecimento destes produtos em consultórios médicos);
Se é feita a orientação para adquirir a prescrição (medicamento ou fórmula) em determinada farmácia ou drogaria (esta prática não é permitida - o paciente tem direito de escolha).


Consultório ginecológico

OBSERVE:

1.
2.
3.
4.


5.
6.
7.
8.
A privacidade do consultório;
Se existe banheiro acoplado ao consultório;
A limpeza da roupa (aventais e lençóis);
O aspecto do material utilizado, especialmente os espéculos vaginais para exames (devem estar limpos, sem sinais de ferrugem), que podem ser descartáveis ou não;
Se o material colhido foi colocado em frasco fechado e devidamente identificado;
Se a forração da mesa ginecológica é trocada a cada paciente;
Se o médico lava as mãos antes de examinar a paciente;
Se utiliza luvas para coleta do preventivo.


PROCURE SABER:



como é conservado o material que é colhido para o preventivo;
quem executa o exame (para qual laboratório será encaminhado);
quem executa a limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais.


Consultório e clínicas de odontologia

OBSERVE:

1.

2.
3.


4.

5.


6.


7.
8.

9.


10.


11.
12. 13.


14.

Se a sala de espera está limpa, o chão sem rachaduras, paredes e teto sem infiltrações e pintura limpa;
Se há boa ventilação ou climatização da sala de espera;
Se no banheiro existe papel-toalha descartável, sabonete líquido, recipiente com tampa acionada com o pé para o lixo e se encontra em condições de higiene adequadas;
Se a Auxiliar de Consultório Dentário está uniformizada: gorro, máscara, jaleco, luvas;
Se o Cirurgião-dentista está adequadamente vestido, uniformizado no ato do procedimento odontológico (gorro, jaleco, luvas, máscara cirúrgica, protetor ocular);
Se o profissional antes de iniciar o atendimento colhe os dados pessoais e antecedentes médico-odontológicos do paciente numa ficha, permite ao mesmo verificá-los e, se ainda, em seguida, é assinada por ambos;
Se os profissionais lavam as mãos, usam um par de luvas para cada paciente;
Se atendem ao telefone, abrem portas ou fazem anotações em fichas clínicas com as luvas de procedimento (isto não é correto);
Se a sala-clínica apresenta boa climatização, está limpa, paredes e tetos não exibem rachaduras ou infiltrações, está bem iluminada, o piso está íntegro e é lavável;
Se na sala-clínica há: sabonete líquido, papel toalha descartável, recipiente com tampa acionada com pedal para o lixo, estufa ou autoclave, e ainda se os instrumentais estão com aspecto de higiene condizente com o procedimento odontológico;
Se há um coletor ou caixa visivelmente colocado sobre a bancada, destinado ao recolhimento de agulhas, após o seu uso;
Se o sugador é descartável;
Se as alças do refletor, cabo do RX e seus controles, encosto da cabeça, comando manual da cadeira, as pontas de alta rotação, micromotor, seringa tríplice, encaixe das pontas, unidade auxiliar, mesa auxiliar, aparelhos periféricos estão protegidos com filme PVC ou similar;
Se, ao realizar radiografias, o cirurgião-dentista coloca avental de chumbo e protetor da tireóide, no paciente.


O que o cliente pode perguntar para o cirurgião-dentista?












Se é realizada a troca dos protetores de ponta do equipo para cada paciente;
Se as pontas e canetas são higienizadas após a sua utilização;
Se os produtos usados estão dentro do prazo de validade e são registrados no Ministério da Saúde;
Se o Cirurgião-Dentista acha importante o uso de protetores oculares, para ele, a auxiliar e para o paciente;
Se ocorrer um acidente com uma agulha, lâmina ou instrumento cortante, durante um procedimento, o que devemos fazer?
Se após o uso, as agulhas são descartadas dentro de um coletor apropriado e se é possível demonstrá-lo;
Qual a origem dos produtos utilizados pelo Cirurgião-Dentista;
Se o aparelho de RX tem certificado da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).


Maternidades


ALÉM DOS ITENS APONTADOS PARA HOSPITAIS, PROCURE SABER:









se existe uma equipe de plantão (pediatra neonatologista e anestesista 24 horas);
quantos partos a maternidade costuma fazer em um mês;
se existe ambulância e incubadora disponíveis para transferência de bebês;
se o estabelecimento adota o alojamento conjunto (mães e recém-natos não devem ser separados);
se o serviço conta com apoio de laboratório de análises clínicas 24 horas.


Clínicas e serviços de imunização

(serviços que aplicam vacinas)


OBSERVE:

1.

2.
3.

4.
As condições de armazenamento das vacinas – devem estar em geladeira que não deve conter nem um outro tipo de produto (alimentos, bebidas, etc.);
Se existe um mapa com as temperaturas registradas;
A utilização de material descartável e descarte do mesmo após o uso (as agulhas devem ser depositadas em recipientes duros);
Se é feito registro em ficha individual das vacinas aplicadas.


PROCURE SABER:







a marca da vacina e quem são os importadores;
prazo de validade;
se existe um gerador que permita a manutenção da temperatura da geladeira no caso de falta de energia elétrica;
se o profissional que aplica a vacina é habilitado para tal (técnico em enfermagem, enfermeiro, médico);
quais são os efeitos indesejáveis da vacina.


Laboratórios de análises clínicas e postos de coleta









Somente realize exames de sangue em Laboratórios de Análises Clínicas ou Postos de Coleta licenciados pela Coordenação de Fiscalização Sanitária da SES-RJ e que possuam responsável técnico (médico, farmacêutico, biólogo ou biomédico) registrado em seu Conselho Regional respectivo.
Não se submeta à realização de exames de sangue na rua, farmácias, drogarias, “stands”, ou em qualquer outro local que não seja licenciado pela Coordenadoria de Fiscalização Sanitária para esta atividade (Laboratório de Análises Clínicas e Postos de Coleta).


OBSERVE NOS LABORATÓRIOS E POSTOS DE COLETA:

1.
2.

3.

4.

5.

6.

7.
8.
9.

10.
11.
12.


13.
Se o ambiente da recepção está limpo e organizado;
Na entrada de materiais para análise, os frascos devem ser imediatamente identificados;
Deve estar estipulado o prazo de entrega dos exames, bem como deve ser fornecido um comprovante deste atendimento;
Se o sanitário está limpo e se possui sabão líquido, papel toalha descartável e lixo com tampa, acionado por pedal e com saco plástico de lixo;
Se existem instruções escritas de coleta de amostra efetuadas pelo próprio paciente;
Se o local da coleta de sangue está limpo, sem infiltrações, bem iluminado, oferecendo privacidade;
Se a solução anti-séptica está identificada;
Se o material de coleta é descartável;
Se existe em local visível um recipiente rígido para jogar fora a agulha após o uso;
Se o técnico está com avental fechado e usa luvas descartáveis durante a coleta;
Se os tubos são imediatamente identificados;
Se for se submeter a provas funcionais, ou seja, se for aplicado ou ingerido medicamento antes da coleta de sangue, observar se os mesmos possuem registro no Ministério da Saúde e se estão no prazo de validade;
Observe sempre se os laudos de análise (resultados de exames) estão assinados e carimbados por médico, farmacêutico, biólogo ou biomédico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário