sábado, 6 de fevereiro de 2010

Doenças transmitidas ao homem por animais.

DOENÇAS TRANSMITIDAS AO HOMEM POR ANIMAIS

Leptospirose


A Leptospirose é uma doença causada por uma bactéria chamada leptospira. Esta bactéria é eliminada pela urina de alguns animais, sendo o rato o principal responsável pela transmissão nas áreas urbanas. A urina deste animal contamina a água, os alimentos, o solo, os esgotos e os locais onde vive.

A doença, que pode ser grave, é transmitida aos seres humanos através da penetração da bactéria através da pele e das mucosas (boca, narinas, olhos, etc.) em contato com águas ou lama contaminadas, em ocasião de enchentes.

Casos de Leptospirose podem ocorrer em qualquer época do ano, de maneira pouco freqüente, mesmo na ausência de chuvas e enchentes.

As pessoas que correm mais perigo são aquelas que vivem à beira de córregos e em locais onde haja ratos contaminados, lixo e também, aquelas que trabalham na coleta de lixo, em esgotos, plantações de cana-de-açúcar, de arroz, etc.

No Rio de Janeiro ocorreram casos isolados em todo o estado, sendo os surtos mais freqüentes na região metropolitana.

Sintomas:

Os primeiros sintomas são: fraqueza, dor no corpo, dor de cabeça e febre, sendo que, às vezes, a doença é confundida com uma gripe ou outras viroses. Com o aumento da febre podem ocorrer calafrios, vômitos, mal-estar, dor na batata das pernas (panturrilhas), fortes dores na barriga e também o aparecimento de cor amarelada na pele (icterícia).

O agravamento da doença pode provocar diminuição ou ausência da produção da urina (insuficiência renal), problemas respiratórios, hemorragias e confusão mental, podendo levar à morte.

Prevenção:

• Colocar o lixo doméstico em sacos plásticos, mantendo-o distante de casa e do chão, até seu recolhimento pelo lixeiro ou outra destinação adequada.
• Não acumular entulhos nos quintais, pois os ratos se escondem nestes locais.
• Manter terrenos baldios e margens de córregos limpos e desmatados.
• Manter as caixas d’água, ralos, fossas, caixas de esgoto, etc, sempre bem tampadas e vedadas, impedindo a entrada de ratos.
• Eliminar o máximo possível as chances dos ratos se alojarem em buracos de paredes, rodapés, vãos de telhados, etc.
• Sempre que possível, evitar o contato direto com água ou lama de enchentes, esgotos ou outros locais de risco. Nessas situações, usar luvas, botas ou outros tipos de proteção, como sacos plásticos amarrados nos pés e nas mãos.
• Usar água sanitária ou cloro misturado em água para limpeza geral, principalmente nos locais que sofrem inundações.


Toxoplasmose


A Toxoplasmose é uma doença que afeta os mamíferos (inclusive seres humanos) e aves; é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.

O ser humano adquire a doença comendo carnes ou vísceras mal cozidas contendo o parasita, verduras mal lavadas e contaminadas pelo parasita eliminado pelas fezes de gatos. O gato contrai a infecção comendo carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados.

A toxoplasmose, em mulheres grávidas, representa um grande perigo, pois a doença pode ser transmitida ao feto através da placenta. Neste caso, é de fundamental importância que procurem um médico para detectar a doença e fazer o tratamento adequado.

Sintomas:

No início da doença os sintomas não são percebidos facilmente, podendo, entretanto, ocorrer febre e o aparecimento de ínguas.

Em um segundo estágio da doença, o parasita se aloja nos músculos e em órgãos tais como: pulmão, coração, fígado e cérebro, causando, neste momento, os primeiros danos à saúde.

Esta doença é um problema de Saúde Pública. Para a saúde humana, pode ter como conseqüência lesões oculares, neurológicas e sistêmicas que resultam em perda de visão, retardo mental, má formação congênita (crianças nascidas com deformações) e abortos.

Para pessoas com defesa imunológica diminuída, como transplantados e doentes com Aids, por exemplo, a Toxoplasmose pode ser fatal.

Prevenção:

• Comprar alimentos crus (carnes e verduras) em estabelecimentos com boas condições de higiene e limpeza.
• Lavar as mãos antes das refeições e de preparar os alimentos.
• Comer carnes sempre bem cozidas.
• Evitar que os gatos tenham acesso a áreas de recreação infantil onde haja terra ou areia.
• As gestantes devem se submeter a exame pré-natal para detecção da Toxoplasmose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário