sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Gravidez e o bebê

GRAVIDEZ E O BEBÊ

Gravidez não é Doença, mas Precisa de Cuidados


Em nosso Estado, centenas de mulheres grávidas morrem a cada ano que passa. E praticamente todas elas (98%) poderiam ser salvas, com atitudes bastante simples de respeito à vida.
Mas essa decisão tem que ser de todos nós, dos profissionais de saúde, do Governo, das famílias e, especialmente, das gestantes.

Conheça, a seguir, os principais cuidados que podemos tomar para garantir às mulheres brasileiras uma gestação segura.

Toda mulher grávida deve ir ao médico pelo menos 6 vezes durante a gravidez, para fazer os exames pré-natal, acompanhando o desenvolvimento do bebê e a evolução da sua saúde. A primeira consulta deve ocorrer antes do 3º mês de gestação.



Pré-Natal: controle sobre a saúde da gestante e do bebê


O Pré-natal consiste em procedimentos simples, mas decisivos para a saúde da mãe e do bebê antes, durante e depois do parto. Um pré-natal eficiente inclui consultas mensais, onde é verificada, por exemplo, a sua pressão arterial, o seu peso, o fundo do útero, seu estado de nutrição, batimentos do coração do bebê, além de exames de rotina. Um pré-natal de qualidade deve diagnosticar e tratar eventuais problemas que possam interferir na evolução saudável da gravidez, do parto e do bebê.

Exija o teste de HIV logo no começo da gravidez, você não paga nada e protege a saúde do bebê que vai nascer.

Diante de qualquer problema, é necessária uma avaliação precisa e, se for o caso, a gestante deve ser encaminhada para um serviço que atenda gestação de alto risco. A futura mãe deve ter orientação para preparar-se para a hora do parto: como respirar, como reconhecer as contrações, etc. E, na hora do parto, é necessária a assistência adequada. Parto é coisa natural, mas a gestante não deve ficar exposta a imprevistos.

Os dentes na gravidez


Durante a gravidez, os dentes não ficam fracos e as restaurações dos dentes não caem por causa disso, porém há um aumento do sangramento gengival, devido às alterações hormonais que ocorrem na gestante. Esse sangramento pode e deve ser controlado através de uma boa higiene oral. É fundamental a visita ao dentista. Para saber mais sobre como cuidar dos dentes, veja no capítulo “Educando para prevenir”, o tópico “Saúde Bucal”.

O Parto


A preparação para o parto também faz parte do pré-natal. Ao aumentar os cuidados com a mãe e o bebê durante a gravidez, diminuímos os riscos do parto e, quando se melhora a qualidade do parto, diminuímos a quantidade de cesáreas (partos cirúrgicos) e o consumo de medicamentos por gestante, que podem acarretar efeitos colaterais indesejáveis.

O parto normal deve ser sempre preferido. A mulher se recupera mais rápido e fica menos exposta à infecção. A cesariana, só com indicação precisa. No Brasil, abusa-se muito dessa cirurgia, de maneira desnecessária e pouco cuidadosa. O resultado é que cesarianas e abortos mal feitos são as principais causas da mortalidade materna.

O parto é um momento precioso e mágico. Está nascendo uma nova vida!

A gestante deve ser orientada da importância de levar o cartão do pré-natal e exames realizados, no momento do parto e, de preferência, sempre estar com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário