sábado, 6 de fevereiro de 2010

Medicamentos.

Medicamentos


Todos nós utilizamos algum medicamento ao longo de nossas vidas. Geralmente, nós os usamos para diminuir os efeitos indesejáveis, para prevenção ou cura das doenças que nos afligem. Por isso, os medicamentos são tão importantes, pois são produzidos para manter a qualidade de nossa saúde. Mas, não podemos nos esquecer de que usar, guardar e jogar fora incorretamente tais produtos pode oferecer sérios riscos à saúde de todos. Por esse motivo é que a Vigilância Sanitária está sempre tão atenta a tudo que envolve medicamentos e vem lhe oferecer algumas orientações importantes que podem ser encontradas no tópico “Medicamentos: um dos direitos de cidadania”.


CUIDADOS NA HORA DE ADQUIRIR

A maioria dos medicamentos só pode ser adquirida mediante uma receita médica. Eles têm na embalagem uma tarja de cor vermelha ou preta, com dizeres indicando a necessidade da receita.

Os que têm a tarja preta são os que exigem maior cautela e só devem ser adquiridos com receita especial em seu nome. Portanto, não os adquira sem a devida prescrição, nem “repita” receitas anteriores sem consultar seu médico. Alguns medicamentos não possuem qualquer tarja ou inscrição na embalagem e não é exigida a apresentação de receita médica para sua aquisição. Mesmo esses medicamentos podem provocar algum malefício.

Não os utilize sem pedir orientações ao seu médico ou farmacêutico quanto à forma correta de uso, os riscos e os cuidados para uma utilização segura.

Só adquira medicamentos em farmácias ou drogarias que possuam um farmacêutico responsável e que estejam licenciadas junto ao órgão de Vigilância Sanitária competente. A Lei determina que todas elas têm que ter um profissional farmacêutico para orientá-lo, se necessário, quanto ao uso correto dos medicamentos. Portanto, assistência farmacêutica é um direito seu! Não tome medicamentos por conta própria ou indicados por outras pessoas. A automedicação pode provocar conseqüências imprevisíveis e prejudiciais à sua saúde.

Remédios à base de plantas medicinais e homeopáticos também produzem efeitos colaterais e têm contra-indicações, devendo ser utilizados somente sob orientação médica e farmacêutica e adquiridos em estabelecimentos licenciados pelo órgão competente de Vigilância Sanitária.

Ao adquirir um medicamento genérico em substituição a um medicamento de marca prescrito pelo seu médico, exija que o farmacêutico carimbe e assine a receita indicando a substituição efetuada. Somente o profissional farmacêutico poderá fazer esta substituição. Não aceite sugestões de troca de medicamentos oferecidas por balconistas. Para identificar um medicamento genérico preste atenção em sua embalagem. Ela deve conter a inscrição “MEDICAMENTO GENÉRICO – LEI 9.787/99”, além de uma tarja amarela com a letra “G” e a frase “Medicamento Genérico”, em azul.

NA EMBALAGEM DE TODOS OS MEDICAMENTOS VOCÊ DEVE OBSERVAR, AINDA:
a) Nome de Marca;
b) Nome do princípio ativo em destaque;
c) Concentração, forma farmacêutica e apresentação;
d) Número de registro do medicamento junto Ministério da Saúde, (Reg. M.S. N0 1, seguido de no mínimo 8 algarismos);
e) Nome do responsável técnico e seu respectivo número de registro junto ao Conselho Regional de Farmácia - CRF;
f) Número de lote;
g) Data de Fabricação e Prazo de Validade;
h) Selo de segurança;
i) Identificação do fabricante.


CUIDADOS AO ARMAZENAR

Mantenha os medicamentos sempre protegidos da luz, umidade e calor, portanto, não os guarde em banheiros, cozinhas e carros.
Mantenha os medicamentos fora do alcance das crianças, pois qualquer descuido pode ter conseqüências imprevisíveis.

CUIDADOS NO USO

Não utilize medicamentos com prazo de validade vencida. Podem não fazer efeito ou prejudicar sua saúde. Siga sempre as instruções contidas no rótulo, como: “Agite antes de usar”, “Guardar em geladeira”, etc. Obedeça rigorosamente às doses, aos horários e às instruções prescritas pelo seu médico.

Quando sentir qualquer alteração na utilização de um medicamento, interrompa o seu uso e comunique imediatamente ao seu médico.

Cuidado com os antibióticos! Seu uso exagerado e sem controle torna as bactérias mais resistentes e mais difíceis de serem combatidas. A utilização de medicamentos só deve ser feita sob orientação médica.

Gestantes e mulheres que amamentam só devem utilizar medicamento sob orientação médica, pois alguns podem causar danos ao feto e aos bebês em fase de aleitamento.

LEMBRE-SE: Todas as farmácias e drogarias possuem um farmacêutico responsável. Procure-o para obter informações sobre o uso correto dos medicamentos. Caso não o encontre no momento, procure outro estabelecimento: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA É UM DIREITO DO CIDADÃO!

As farmácias e drogarias ficam obrigadas a afixar, em local visível, a relação dos Medicamentos Genéricos registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

EM CASO DE INTOXICAÇÃO PROCURE:
Centro de Informações Tóxico-farmacológicas – CIT/UFRJ - Tel.: (0xx21) 3602-1193 / 3602-1194
Centro de Controle de Intoxicações – CCIn/UFF - Tels.: (0xx21) 2717-0521 / 2717-0148

Nenhum comentário:

Postar um comentário