sábado, 6 de fevereiro de 2010

Cosméticos.

Cosméticos



Os cosméticos são produtos largamente utilizados pela população, uma vez que se relacionam diretamente com a busca constante da beleza e também no intuito de encobrir as marcas de acidentes e do envelhecimento natural. Como são normalmente aplicados sobre a pele, cabelos e unhas, apresentam sempre algum risco de produzir efeitos indesejáveis ao usuário. Por este motivo são produtos submetidos ao controle da Vigilância Sanitária e devem ser adquiridos, armazenados e utilizados com alguns cuidados.

CUIDADOS NA COMPRA

Só adquira produtos cuja embalagem esteja intacta e limpa.

Os cosméticos são divididos em duas categorias, dependendo do risco que o produto pode impor à nossa saúde. Os de maior potencial de risco são considerados de GRAU DE RISCO II como por exemplo, alisantes, tinturas e ondulantes que necessitam registro junto ao Mistério da Saúde. Já os de menor potencial de risco (GRAU DE RISCO I), como os batons, cremes hidratantes, pós faciais e xampus, estão dispensados do registro. A EMBALAGEM DOS COSMÉTICOS DEVE CONTER:

a)
b)
c)
d)


e)
Nome de Marca.
Componentes presentes.
Finalidade, Cuidados Especiais, Precauções e Instruções de uso.
Número de registro dos cosméticos de grau de risco II, junto ao Ministério da Saúde (Obs: Para cosméticos o número de registro inicia-se M.S.-2 , seguido de no mínimo 8 algarismos).
Nome do responsável técnico e respectivo número de registro junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF) ou de Química (CRQ).


CUIDADOS PARA ARMAZENAR


Mantenha os cosméticos sempre protegidos da luz, umidade e calor.

Mantenha os cosméticos fora do alcance das crianças, qualquer descuido pode ter conseqüências imprevisíveis.

Nunca armazene junto a alimentos, bebidas, medicamentos e saneantes.

CUIDADOS NO USO


Não utilize cosméticos com prazo de validade vencido. Podem não fazer efeito desejado ou prejudicar sua saúde.
Siga sempre as instruções contidas no rótulo e observe as frases de precauções, como por exemplo: “Cuidado com a área dos olhos”, “Mantenha fora do alcance das crianças”, etc.
Faça a prova de toque segundo as instruções de uso, você pode ser alérgico ao produto.
Cuidado com tinturas capilares e clareadores. A aplicação direta em sobrancelhas ou cílios pode causar irritação nos olhos e cegueira. Não se recomenda o uso deste produto em gestantes.
Caso haja contato de produtos com os olhos, lave imediatamente com água corrente e, assim como no caso de ingestão, procure socorro médico.
Não utilize alisantes, tinturas e ondulantes caso tenha feridas no couro cabeludo.
Não faça aplicações consecutivas de tinturas, alisantes e ondulantes em curto espaço de tempo pois, isso danifica e provoca queda de cabelo.
Quando sentir qualquer alteração durante a utilização do produto, interrompa o seu uso e lave imediatamente com água corrente o local de aplicação. Sentindo-se mal ou com irritação persistente, procure socorro médico.
Não deixe produtos como tintura, alisantes, ondulantes, clareadores, depilatórios e outros sobre a pele e couro cabeludo por tempo superior ao indicado nas instruções.
Evite expor-se ao sol usando cosméticos, principalmente batons, cremes e loções para pele, pois alguns podem manchar ou causar lesões à pele. Ao usar protetores solares e bronzeadores, verifique a existência do número de FPS (Fator de Proteção Solar) e a sua relação com o grau de proteção para sua pele. Quanto mais clara for a cor da pele, maior deverá ser o FPS utilizado.
Não use produtos que dizem ter finalidade terapêutica, como por exemplo, removedores de mancha de pele. Consulte primeiro o médico.
Cuidado com o uso de cosméticos em crianças. Utilize somente as linhas infantis, destinadas exclusivamente a elas.
Depilatórios e Epilatórios não devem ser aplicados sobre mucosas ou em regiões a elas circunvizinhas, sobre a pele ferida, inflamada ou irritada. Não use desodorantes ou perfumes antes ou depois de sua aplicação, pois poderão causar irritações. Tais produtos não devem ser aplicados semanalmente na mesma região e nem no rosto com a finalidade de barbear.

LEMBRE-SE:

Denúncias sobre danos causados por cosméticos devem ser encaminhadas:

• Coordenação de Vigilância Sanitária – CRFBS - Rua México, 128/3º andar - Rio de Janeiro – RJ – Tel.: (0xx21) 2299-9247 / 2299-9248 / 2299-9249 / 2299-9250 / 2299-9251 / 2299-9252 / 2299-9253 / 2299-9254

• Vigilâncias Sanitárias Municipais. Procure no capítulo “Telefones e Endereços Úteis ao Cidadão” no final deste GUIA SUS (Consulte aqui a listagem da Secretarias Minicipais de Saúde/RJ )

• PROCON / RJ – Rio de Janeiro - Tels.: (0xx21) 1512

Nenhum comentário:

Postar um comentário