sábado, 6 de fevereiro de 2010

Os acidentes mais comuns.

OS ACIDENTES MAIS COMUNS

Cortes e arranhões


Ferimentos pequenos devem ser cuidadosamente lavados com água corrente e sabão até ficarem totalmente limpos. Depois, proteja o ferimento utilizando atadura ou gaze. Procure um Posto de Saúde e lá verifique se haverá necessidade de aplicar a vacina e/ou soro antitetânico. Para extrair espinhos ou lascas, use uma agulha ou pinça desinfetada no fogo e depois aplique solução de iodo (por exemplo Povidine) no lugar ferido. Não use iodo puro.

Mordidas de animais


No caso de mordida de um animal como o cão, gato, gambá ou cavalo, deve-se buscar ajuda médica, pois a maioria desses ferimentos pode infeccionar quando não tratados rapidamente. A pessoa mordida pode necessitar de uma vacina e/ou soro antitetânico. Algumas mordidas podem exigir que a vítima tome vacina e/ou soro anti-rábico. A ferida deve ser lavada exaustivamente com água corrente e sabão.

Picadas de insetos


Resfriar o local com gelo. Não tentar retirar o ferrão de abelha com pinça. Procure um Posto Médico neste caso. Se o local inchar, você pode colocar compressas de água e vinagre (três colheres de sopa de vinagre para um litro de água). Para tirar bichos-do-pé use uma agulha desinfetada no fogo. Os carrapatos se soltam sozinhos por inteiro aplicando uma gota de iodo ou manteiga.

Queimaduras


Podem ser causadas por calor seco (fogo) ou por calor úmido (vapor, líquidos quentes), eletricidade, produtos químicos ou radioatividade. Em casos de choque elétrico, consulte um médico, mesmo que só haja queimaduras leves. Nas queimaduras químicas deve-se lavar o local com água corrente, à temperatura ambiente, por 30 minutos. A área atingida deve ser resfriada para aliviar a dor e retirar resíduos. Não aplique qualquer pomada creme ou outras substâncias e não fure bolhas. Se a queimadura afetar a área dos olhos, grande extensão do corpo e a pele estiver aberta, com muitas bolhas, carbonizada ou se a vítima sofrer dores fortes, procure urgente ajuda médica. Mesmo pequenas queimaduras podem causar cicatrizes no rosto, nas mãos ou por todo o corpo, principalmente áreas de grandes articulações, dificultando os movimentos de pescoço, membros superiores e inferiores. Por isso você deve procurar o Posto de Saúde ou Emergência mais próximos.


Hipotermia


Normalmente, a temperatura do corpo é constante, por volta dos 37ºC. Durante exposição prolongada ao frio, o corpo pode perder mais calor do que pode produzir; logo, a temperatura cai. Isto é chamado de hipotermia. A hipotermia exige cuidados médicos urgentes, mas antes você deve abrigar a vítima do frio, isolando-a do chão se estiver no ar livre. Dentro de casa, remova quaisquer roupas molhadas e troque-as por roupas quentes e secas ou agasalhe a vítima com cobertores.

Se ela estiver consciente, dê-lhe goles de bebida quente e doce, não alcoólica. Não a coloque em água morna nem ponha bolsas de água quente ou cobertores elétricos.

Torceduras


Mantenha a parte afetada erguida e aplique bolsa de gelo ou água fria.

Trauma dentário


Dente permanente ou de leite que entrou mais na gengiva ou ficou mais para fora da gengiva após um trauma: deve-se procurar o hospital mais próximo.

Dente que caiu totalmente da boca após um trauma: se possível levar o dente dentro da própria boca do paciente, debaixo da língua ou num copo com saliva e sangue da boca do próprio paciente ou, num copo com leite, indo o mais rápido possível para o hospital mais próximo para que o dentista examine, podendo ou não recolocar o dente no lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário