sábado, 6 de fevereiro de 2010

Saúde Bucal

SAÚDE BUCAL

A saúde da sua boca é muito importante para a saúde do seu corpo e manter a boca limpa ajuda a prevenir muitas doenças, como as doenças do coração e o câncer oral. O fumo é um grande fator de risco para a doença das gengivas, podendo levar à perda dentária.

É importante que a gestante, já no pré-natal, procure um dentista para cuidar da sua saúde bucal e a do seu bebê. Os pacientes diabéticos necessitam de maior acompanhamento do dentista.


Limpando a boquinha do bebê


A limpeza do meio bucal deve ocorrer a partir das primeiras mamadas, evitando a permanência de resíduo. Com o dedo envolvido em uma gaze ou um pedaço de fralda limpa embebido em água filtrada, a mãe com todo carinho, deve limpar toda a boca da criança: gengiva, céu da boca (palato), língua e lado interno da bochecha, após cada amamentação ou mamadeira.

A educação da criança sobre a importância do cuidado com a higiene bucal deve começar desde cedo. Os pais devem participar da escovação dos dentes dos filhos até que eles sejam capazes de realizá-la adequadamente. Hoje, existem no mercado escovas especiais para os bebês utilizadas pelas mães, que apresentam formato de uma dedeira com cerdas, e sob orientação do dentista, complementam a higiene bucal.

Os pais e todos aqueles que convivem com a criança, devem saber que beijar a boca da criança e soprar o alimento para esfriá-lo, pode transmitir bactérias causadoras de doenças, inclusive a cárie. Portanto, procure dar o alimento sempre em temperatura ambiente.

Deve-se ter atenção especial aos medicamentos açucarados de uso infantil (xaropes, antibióticos e glóbulos de homeopatia) e às mamadas noturnas, pois podem causar cárie.

Veja também, neste Guia, no capítulo “O meio ambiente e sua saúde”, o tópico “Amamentação”.



A escovação


A escova de dentes deve ser macia e adequada ao tamanho e formato da boca, observando cada necessidade.

A higiene bucal correta necessita de boa escovação. Basicamente, deve ser feita após o café da manhã, após o almoço, após o jantar e antes de dormir, sendo complementada pelo uso do fio dental.

As pastas de dentes devem ser variadas de acordo com a possibilidade de cada um, devendo sempre conter flúor, que é o componente mais importante.

Observe atentamente a escovação correta:

1. A escova deve ser colocada na boca apoiada nos dentes de cima com as cerdas inclinadas apontando para a gengiva. Faça movimentos de vai-e-vem em dois dentes de cada vez. Começar do último dente de um lado, até o último do outro lado.
A escova deve voltar pela parte de dentro, com os mesmos movimentos. 2.
3. Nos dentes da frente, devemos colocar a escova em pé, como se estivesse varrendo de cima para baixo, nos superiores. E nos dentes inferiores de baixo para cima.
Escovar os dentes onde é feita a mastigação,
com movimentos de vai-e-vem.
Por último, pode-se escovar levemente a língua. 4.

USO DO FIO DENTAL
5. Pegue um pedaço de fio dental (40cm). Enrole as pontas em volta dos dedos médios e estique. Controle os movimentos do fio com os dedos.
Devagar e com cuidado, passe o fio dental entre todos os dentes, limpando o lado de um dente primeiro e depois o outro, com movimentos para cima e para baixo. 6.
7. Deslize o fio entre o dente e a gengiva com movimentos para cima e para baixo, cuidando para não machucá-la. Lembre-se de limpar atrás dos últimos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário